CONSULTA
OPTOMETRIA
CONTACTOLOGIA

OFTALMOLOGIA

ORTÓPTICA/TERAPIA VISUAL

EXAME
RETINOGRAFIA
TONOMETRIA
QUERATOMETRIA


A Optometria é uma ciência da área da saúde, com base na física com uma longa presença no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.
É uma profissão fundamental nas sociedades modernas no que respeita à intervenção preventiva na área da saúde visual. Uma consulta de Optometria consiste num exame subjectivo através do qual se prescreve a graduação necessária para lentes oftálmicas (óculos) ou de contacto. Através deste exame é ainda possível reconhecer uma alteração visual de origem patológica, sistémica ou outros estados oculares anormais.
A Contactologia é uma especialidade da Optometria que tem por objectivo o desenho, fabricação e adaptação da lente de contacto (LC) mais adequada em função dos resultados do exame optométrico. É tarefa do Optometrista especializado em LC determinar qual a lente apropriada para cada paciente em função das condições que apresenta, sintomas, sinais oculares eresultados do exame refractivo, devidamente anotado na ficha clínica.
Melhoramento da função visual por meio de técnicas "não cirúrgicas".
Estudo fotográfico da retina. Este estudo é muito importante na evolução de lesões retinianas visíveis ao longo do tempo (Retinopatia Diabética, Hipertensão Arterial, Oclusões Arteriais e Tromboses, etc.)
Processo de medição da pressão interna do globo ocular.
Diagnóstico de patologias corneais. Exame computorizado que estuda a superfície da córnea identificando doenças desta região do olho. Exame muito importante para realizar cirurgias refractivas.
A queratometria é um teste refractivo que mede os raios de curvatura, potencia e toricidade da córnea. Faz-se com um queratometro e é muito importante, sempre que queremos, por exemplo, adaptar umas lentes de contacto.